Ruffus The Band

Publicado: 05/05/2007 em Blues, Made in Brazil, Ruffus The Band

Ruffus The BandA Ruffus The Band formada em 2004, tem uma proposta um tanto radical: somente interpretar o blues tradicional e negro. A banda é inspirada na trajetória do bluesman que deixa o delta do Mississippi em direção a Chicago. Ele leva o seu blues rural, acústico – somente voz violão e footstomp. Em Chicago, é logo contaminado pela vertente elétrica. Seu blues torna-se urbano. Ele troca o violão pela guitarra e o footstomp pelo resto da banda. É um bluesman que sente saudade da sua terra natal, mas tem de visitar outras para divulgar o seu blues e poder viver. Só que ele jamais se esqueceu do Delta. Suas performances são de blues urbano e elétrico, porém sem fusão com outros estilos musicais, pois sua alma é rural e acústica. Ele homenageia e perpertua suas origens musicais, tal qual Muddy Waters, Howlin’ Wolf, Magic Sam, Otis Rush, Sonny Boy Williamson, John Lee Hoocker, Albert King, Rufus Thomas e Magic Slim o fizeram.

A Ruffus The Band procura manter-se dentro desse estilo, numa proposta única no circuito do blues brasileiro, tão influenciado por outras vertentes e artistas, inclusive os ingleses e brancos. Os integrantes para esta tarefa são: o vocalista e guitarrista sólo Gilberto “Byblos” Moufarrege, o baixista e vocalista Paulo “Big Blue” Ferreira, o guitarrista base Maurício “Mr. V8” Moutinho e o baterista Daniel “Doctor” Vanetti. No repertório, clássicos tratados com o espírito de tributo ao velho bluesman da encruzilhada entre o Mississippi e Chicago, como 19 Years Old e Mannish Boy (Muddy Waters), Things I Used to Do (Guitar Slim), All Your Love (Otis Rush), Five Long Years (Eddie Boyd), Walking The Dog (Rufus Thomas), Crosscut Saw e Born Under a Bad Sign (Albert King).

A banda interpreta o “blues & nothing but the blues”, mantendo se distante de qualquer influência de outras vertentes !

Este texto foi retirado do site oficial da banda. Acesse o site clicando aqui

Otis Rush’s Gambler’s Blues

comentários
  1. Bernnie Taupin disse:

    I never saw a band playing the blues just like the blues are.
    Simple, original; black ! They are white; “blanky” !

  2. Walter Rodrigues Vendas Filho disse:

    You are Bernnie Taupin the Elton John singer?
    Anyway thanks for your comments.

  3. O Bernie Taupin é “letrista” e parceiro do Reginald Keneth D’wing (Elton John) desde o inicio dos anos 60. Vamos checar a procedência deste comentário, que se realmente for “OK” nos deixa muito recompensado pelo trabalho em prol do blues tradicional negro que a Ruffus The Band tem como diretris.

    Paulo “Big Blue” Ferreira

  4. Louis C. Barretto disse:

    Fiquei sabendo que a Ruffus The Band acabou, uma pena, eles vão fazer falta pois era a única coisa pura do blues brasileiro. Uma pena mesmo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s