Pink Floyd

Publicado: 10/05/2007 em Pink Floyd, Rock Progressivo

Pink FloydOs Pink Floyd são uma banda de rock inglesa famosa pelas suas composições de rock clássico harmónico, pelo seu estilo progressivo e pelos espectáculos ao vivo extremamente elaborados.

É um dos grupos mais influentes na história do rock, além de um dos mais bem sucedidos, tendo vendido aproximadamente 200 milhões de cópias de seus álbuns. A obra-prima The Dark Side of the Moon manteve-se no Top 100 Billboard de vendas durante mais de uma década e continua a ser um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos.

Liderada pelo lendário cantor e compositor Syd Barrett, o grupo tinha um modesto sucesso na segunda metade da década de 1960 produzindo rock psicodélico. Mas o comportamento errático de Barrett forçou seus colegas de banda a afastá-lo e substituí-lo pelo guitarrista e cantor David Gilmour.

Com a saída de cena de Barrett, o baixista e vocalista Roger Waters gradualmente tornou-se o líder e principal compositor do Floyd. Esta fase foi marcada pela produção de álbuns conceituais como The Dark Side of the Moon (1973), Wish You Were Here (1975), Animals (1977) e The Wall (1979) – álbuns que obtiveram êxito mundial, foram aclamados pela crítica especializada e figuraram em listas dos mais vendidos e populares em vários países.

Mas após o álbum The Final Cut (1983), o grupo separou-se. Em 1985, Waters declarou que os Pink Floyd estavam extintos, mas os demais membros (agora liderados por Gilmour, mais o tecladista Richard Wright e o baterista Nick Mason), após briga judicial, retomaram a banda com o nome oficial e seguiram gravando e se apresentando – com grande sucesso comercial – e, finalmente, fecharam um acordo com Waters.

Em 2 de julho de 2005 e pela primeira vez em 24 anos, a formação mais clássica do Pink Floyd voltou a tocar, para a sua maior platéia, no concerto Live 8, em Londres (Reino Unido).

Em entrevista concedida ao jornal italiano La Repubblica[1] no dia 3 de fevereiro de 2006, Gilmour indicava o fim dos Pink Floyd, declarando que o célebre grupo não produzirá qualquer novo material, tampouco voltará a se reunir novamente. Ainda assim, a possibilidade de se fazer uma apresentação similar ao Live 8 não foi descartada tanto por Gilmour[2] ou Mason.

Pink Floyd-Wish You Were Here (live)

comentários
  1. Diego Matias disse:

    O Pink Floyd é um exercício de seriedade e beleza. O The Wall, pra mim, é uma das obras máximas do rock, que deixou de ser um “fetiche” criado pelo Elvis para ser coisa séria. Genial.

  2. televisioncombr disse:

    Diego.

    Falar de Elvis sem reverência é “crime” cara🙂
    Pink Floyd, Genesis, UFO, Sassafraz, Yes, etc são as gigantes bandas que trilharam estradas cascalhadas pelo Elvis e outros de seu tempo.

    Ainda bem que amamos todos estes gênios, não é mesmo?

    Adorei o seu blog e vou linkar aqui no mybands.

    Abraços

  3. Diego Matias disse:

    Certíssimo! O rock apareceu despretensioso mas sempre foi contestador, e esse espírito que podemos encontrar em Elvis, Beatles e Stones é o mesmo que deu vida ao Pink Floyd e outros ícones. Abraço!!! Vou assinar seu feed!
    Não posso me perder do seu blog!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s