Gentle Giant

Publicado: 11/05/2007 em Gentle Giant, Rock, Rock Progressivo

Gentle GiantGentle Giant foi um grupo de rock progressivo britânico formado em 1970 pelos três irmãos Shulman, após o término da banda pop Simon Dupree and the Big Sound em 1969. Gravaram doze álbuns entre 1970 e 1980. Inspirados por antigos filósofos, eventos pessoais e os trabalhos de François Rabelais, a proposta da banda era expandir as fronteiras da música popular contemporânea, com o risco de se tornar muito impopular.

Gentle Giant foi uma das grandes bandas de rock progressivo durante a década de 70. E um dos mitos criados por esse estilo, visto que existem hoje legiões de fãs da banda espalhadas pelo mundo. Eles criaram 12 álbuns num período de 10 anos, cheios de música complexa e maravilhosa que ainda cativa novos admiradores. A banda foi formada pelos três irmãos Shulman (Phil, Derek e Ray) todos ex-integrantes da banda britânica pop/soul/psicodélica Simon Dupree and the Big Sound formada em 1966. No início, tocaram por toda a Inglaterra durante 4 anos, sendo bem recebidos pelas rádios e TV.

Lançaram um álbum com um single no Top 5 da parada britânica, mas sem deixar uma impressão indelével na cena musical britânica. Pelo final de 1969, os Shulmans terminaram a Simon Dupree e lançaram seus olhares sobre o crescente fascínio do meio musical por uma música mais criativa e inteligente que viria a ser chamada de Rock Progressivo.

No início de 1970, eles formaram o Gentle Giant, junto com Martin Smith, Kerry Minnear e Gary Green. O novo grupo começou a fazer um som mais aventureiro, desafiante e distinto de tudo o que se conhecia em termos de música. Compara-se a inovação que os Beatles representaram para o rock em seu tempo com a do Gentle Giant para o rock progressivo. Tinham como influências musicais rock, jazz, música clássica, avant-garde, blues e música medieval inglesa. Uma outra característica da banda eram os vocais múltiplos e sincronizados, pouco comuns na sua época.

Todos os membros da banda tocavam múltiplos instrumentos, somente os principais estão destacados aqui.

  • Derek Shulman – vocais principais, saxofone. Nascido em 11/02/1947, em Glasgow.
  • Ray Shulman – baixo, violino. Nascido em 08/12/1949 em Portsmouth.
  • Kerry Minnear – teclados, vocais principais. Nascido em 02/01/1947, em Dorset.
  • Gary Green – guitarras, vocais. Nascido em 20/11/1950, em Londres.
  • Phil Shulman – instrumentos de sopro e metais, vocais principais (em “Gentle Giant”, “Acquiring the Taste”, “Three Friends” e “Octopus”).
  • Martin Smith – bateria, percussão (em “Gentle Giant” e “Acquiring the Taste”).
  • Malcolm Mortimore – bateria, percussão (em “Three Friends).
  • John Weathers – bateria, percussão (em todos os álbuns remanescentes). Nascido em 02/02/1947 em Carmarthen.

A maioria das músicas foram compostas por Derek, Ray, Kerry, e Phil (quando ele estava no grupo).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s