John Lee Hooker – Bad Like Jesse James

Publicado: 16/05/2007 em Blues, Guitarristas, John Lee Hooker

John Lee HookerJohn Lee Hooker (22 de agosto de 1917 – 21 de junho de 2001) foi um influente cantor e guitarrista de blues americano, nascido em Clarksdale, Mississipi.

A carreira de Hooker começou em 1948 quando ele alcançou sucesso com o compacto “Boogie Chillen”, apresentando um estilo meio falado que tornaria-se sua marca registrada. Ritmicamente, sua música era bastante livre, uma característica que ele tinha em comum com os primeiros músicos de delta blues. Sua entonação vocal era menos associada à música de bar em relação aos outros cantores de blues. Seu estilo casual e falado errado seria diminuído com o advento do blues elétrico das bandas de Chicago mas, mesmo quando não estava tocando sozinho, Hooker mantia as características primordiais de seu som.

Ele o fez, entretanto, levando adiante uma carreira solo, ainda mais popular devido ao surgimento de aficcionados por blues e música folk no começo dos anos 60 – ele inclusive passou a ser mais conhecido entre o público branco, e deu uma oportunidade ao iniciante Bob Dylan. Outro destaque de sua carreira aconteceu em 1989, quando se juntou à diversos astros convidados, incluindo Keith Richards e Carlos Santana, para a gravação de The Healer, que acabaria ganhando um Grammy.

Hooker gravou mais de 100 álbuns e viveu os últimos anos de sua vida em São Francisco, onde era dono de um clube noturno chamado “Boom Boom Room”, nome este inspirado em um de seus sucessos.

comentários
  1. gavagai disse:

    Thanks for having embeded this video, I think it illustrates a rather ignored side of John Lee Hooker🙂 I particularly like the Jesse James referrence, which I found to be very common during the 30s (e.g. Jazz Gillum, Peetie Wheatstraw), as a symbol of freedom and unpunished agency.

  2. Alan disse:

    Nenhum desses guitarristas é melhor que o Yngwie Malmsteen.

  3. Walter Rodrigues Vendas Filho disse:

    Alan
    Obrigado cara. Acabei criar um post com Yngwie Malmsteen.
    Abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s