The Smiths

Publicado: 14/06/2007 em Indie, Pop, The Smiths

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The Smiths é uma banda inglesa, surgida na cidade de Manchester e bastante popular na década de 1980. Sua música já recebeu diversas classificações ao longo dos anos, seja como alternativa, pop, indie ou até mesmo o abrangente (e genérico) rótulo de Rock Inglês. O grupo existiu formalmente entre 1982 e 1987, alcançando o sucesso em seu país em 1984. O nome é uma curiosidade: Smith é o sobrenome mais popular na Inglaterra (equivale ao Silva, em português). O objetivo era mostrar que a banda era formada de pessoas comuns. Entre seus principais sucessos destacam-se as canções The Boy With The Thorn In His Side, How Soon Is Now, This Charming Man, Ask, Heaven Knows I’m Miserable Now, Bigmouth Strikes Again, Panic.

Steven Patrick Morrissey após ter deixado a escola, sentiu-se “perdido”, ficando em casa a ler e a escrever para passar o tempo. Para além de alguns artigos que escrevia para um jornal local, formou o clube de fãs dos The New York Dolls em Inglaterra. Tentou a sua sorte numa banda que não deu em nada, os “Nosebleeds” (o guitarrista desta banda viria a tocar nos The Cult).

Até que certo dia em 1982, na sua terra natal, Manchester, Johnny Marr (John Maher) um guitarrista sem grande sucesso noutras bandas mas com grande talento sugeriu a Morrissey, escrever letras para as músicas que andava a compor.

No inicio apenas pretendiam fazer músicas para vender a outros artistas, mas pouco tempo depois decidem avançar para formar uma banda. Andy Rourke no baixo e Mike Joyce na bateria, foram posteriormente chamados para se juntarem à banda.

Morrissey escolhe o nome mais banal possível, The Smiths, em contraste com os nomes complicados e pomposos que as bandas escolhiam na altura (OMD, Depeche Mode…). As roupas que usavam em palco, simples e comuns, uma vez mais em contraste com as bandas “New Romantics” da altura que cultivavam o “choque” visual (esta atitude nos faz lembrar de outra destacada banda alternativa da época, os The Cure, já que Robert Smith também nunca quis um nome pomposo e complicado). Pessoas comuns a fazerem música era o que eles pretendiam demonstrar com esta envolvente. Os Smiths pretendiam também voltar a dar à guitarra o estatuto de instrumento privilegiado, rompendo com o panorama musical desta altura.

Depois de alguns ensaios e concertos assinam pela “Rough Trade”, uma pequena editora independente na primavera de 1983. O primeiro single da banda foi “Hand In Glove”; ele tornou-se sensação nas tabelas independentes mas é com o segundo single “This Charming Man” deste mesmo ano que a banda consegue obter um verdadeiro “hit” tornando-se o maior sucesso de vendas de sempre da “Rough Trade”. “What Difference Does It Make” é outro single que também contribuiu para uma onda crescente de fãs ajudada pelas críticas fantásticas que a imprensa lhes dedicava.

A banda gera alguma controvérsia por alegadamente duas das suas canções que eram passadas na “BBC Radio”, “Reel Around The Fountain” e “Handsome Devil” serem condescendentes em relação á pedofilia. Acusações que Morrissey refutou categoricamente. Outra música que gerou algumas “más-linguas” foi a “Suffer Little Children” originalmente denominada “Over The Moors” e é acerca dos assassinatos perpetrados por dois homicidas patológicos em Manchester. Apesar de ser uma homenagem sentida às vitimas que eram da sua idade quando se deu a tragédia e que o afetou profundamente, pensou-se que seria uma maneira evidente de chamar a atenção, pois foi um dos crimes mais mediáticos de todos os tempos no Reino Unido.

Com todos estes antecedentes e já com uma vasta legião de fãs, os Smiths gravam o seu primeiro LP. Em 1984 sai o primeiro álbum, com o mesmo nome que o grupo, The Smiths, que atinge o nº 2 do Top do Reino Unido e é bastante aclamado pela crítica. Este álbum é particularmente importante porque vinha contrapor a tendência do synth pop. Além dos singles anteriormente editados, este álbum conta com as excelentes “Still Ill” e “Pretty Girls Make Graves”.

Ainda em 1984 lançam dois singles que não tinham sido incluídos no álbum de estreia, “Heaven Knows I’m Miserable Now” que foi o primeiro single da banda a atingir o top 10 britânico, e “William, It Was Really Nothing” que julga-se ser escrita acerca do seu amigo, Billy Mackenzie, vocalista dos “The Associates”. O compacto tinha como B-Side uma das músicas mais famosas dos The Smiths, “How Soon Is Now”.

Meat Is Murder é o segundo álbum da banda e entra directamente para nº 1 em 1985. É um álbum politizado e que marca o início de uma serie de entrevistas politizadas de Morrissey, nas quais curiosamente critica as mesmas pessoas que o Robert Smith: Margaret Thatcher e a sua administração, a familia real, o Live Aid e pessoas como Madonna e George Michael.

Este álbum foi precedido da edição do anterior b-side “How Soon Is Now” como single que ajudou em grande parte ao “Meat Is Murder” a conseguir o primeiro lugar nas paradas.

Mais três singles foram editados, “Shakespeare’s Sister”, “That Joke Isn’t Funny Anymore” e “The Boy With The Thorn In His Side”.

Em julho de 1986 os Smiths lançam o disco que muitos consideram ser sua obra-prima: The Queen Is Dead. Para a “SPIN Magazine” foi mesmo considerado o melhor álbum de sempre e para a “Melody Maker”, “NME” entre outras publicações incluem este álbum no top 10.

Destaque para os singles “Bigmouth Strikes Again”, “The Boy With The Thorn in His Side” e “There Is A Light That Never Goes Out”, e “I Know It’s Over”, uma das mais melancólicas letras de Morrissey.

É nesta altura, entretanto, que começam a surgir os problemas. Divergências com a “Rough Trade” que fizeram com que o lançamento do álbum tivesse sido adiado; Johnny Marr estava exausto e andava a beber demais e certas pessoas começavam a fazer-lhe crer que não precisava do Morrissey; Rourke foi demitido da banda por problemas com heroína, mas acabou por regressar, apesar de ter sido momentaneamente substituído por Craig Gannon. Após o regresso de Rourke, Gannon fez segunda guitarra até ao fim da tour.

Em meio ao ambiente tumultado que tomava conta da banda, são lançados dois compactos, “Panic” e “Ask”, canções mais animadas do que a banda costumava fazer. Ambos são bem-sucedidos nas vendas, atingindo 11º e 14º lugares, respectivamente.

1987 é o ano da fatalidade, do confronto final de egos entre Johnny Marr e Morrissey, duas pessoas brilhantes mas com visões diferentes quanto ao rumo a seguir e assim chega ao fim uma das colaborações mais frutuosas da história da música e procedem ao desmantelamento da banda. Mas antes ainda editam o single “Sheila Take A Bow” (o qual foi #10 nas paradas) e Strangeways, Here We Come que incluí belas canções como “Last Night I’ve Dreamt That Somebody Loved Me”, “I Started Something I Couldn’t Finish”, “Death Of A Disco Dancer”, “Girlfriend In A Coma”, entre outras. O álbum alcança o nº 2 do top do Reino Unido.

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