U2

Publicado: 26/06/2007 em Rock, U2

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O U2 é uma banda irlandesa de rock, composta por Bono (Paul David Hewson) como vocalista e guitarrista; The Edge (David Howell Evans) na guitarra, piano, voz e baixo; Adam Clayton no baixo e guitarra; Larry Mullen Jnr. na bateria.

U2 é uma das mais populares bandas de rock do mundo desde a década de 80. Seus shows são únicos e um verdadeiro festival de efeitos especiais. É uma das bandas que mais arrecadam anualmente.

Formaram o grupo ainda na escola, em Dublin, com a designação de Feedback. Ainda mudaram para The Hype, antes de se fixarem definitivamente em U2, em 1978.

Na Irlanda os seus concertos cedo conquistaram grande número de seguidores, para o que contribuiu o LP U2:3, que incluiu o tema “Out Of Control”.

Em 1980, editaram o primeiro single no Reino Unido, “11 O’clock Tick Tock”, pela editora Island Records.

Os três primeiros álbuns confirmaram-nos como um grupo social e politicamente motivado: Boy (1980), que incluiu o single “I Will Follow”; October (1981), com o êxito “Gloria”; e War (1983), número um nas tabelas de vendas britânicas, incluindo “New Year’s Day”, “Two Hearts Beat As One” e o mítico “Sunday Bloody Sunday”.

Em Agosto de 1982, ainda relativamente desconhecidos no nosso país, actuaram no Festival de Vilar de Mouros.

Em finais de 1983, surgiu Under A Blood Red Sky, registro do concerto no Red Rocks Amphitheater, no Colorado (EUA), que documentou toda a força do grupo em palco, personificada na presença e voz de Bono.

O álbum The Unforgettable Fire (1984) marcou o início da colaboração de Brian Eno e Daniel Lanois, que é visível na evolução da sonoridade do grupo. Incluiu temas como “Bad”, “The Unforgettable Fire” e aquele que, a par de “Sunday Bloody Sunday”, foi considerado um dos hinos dos U2: “Pride (In The Name Of Love)” – canção que evoca a figura de Martin Luther King.

Os dois álbuns que encerraram a década de 80 foram decisivos para o crescimento do grupo a nível mundial: The Joshua Tree (1987) – número um em 22 países -, que incluiu os êxitos “I Still Haven’t Found What I’m Looking For”, “With Or Without You” e “Where The Streets Have No Name”; e Rattle And Hum (1988), um álbum duplo de temas ao vivo, sessões de estúdio e temas inéditos, como “Desire”, “Angel Of Harlem” e “All I Want Is You”. Em “When Love Comes To Town” contaram com a participação de B. B. King. O vídeo “U2: Ratlle And Hum” pôde ser visto em salas de cinema de todo o mundo.

Os anos 90 marcaram a transformação do grupo, tanto a nível de sonoridade, como estético, através de Achtung Baby (1991). Fenômeno de vendas em todo o mundo, incluiu temas como “The Fly”, “One”, “Mysterious Ways”, “Even Better Than The Real Thing”, “Who’s Gonna Ride Your Wild Horses” e “Until The End Of The World”, que fez parte da banda sonora do filme de Wim Wenders com o mesmo nome.

A ambiciosa turnê Zoo TV foi inovadora ao nível do aparato cênico e recursos multimídia utilizados – uma gravação de Lou Reed projetada em ecrã gigante, permitiu o dueto com Bono em “Satellite Of Love”. Portugal recebeu-os em Maio de 1993 no Estádio de José de Alvalade, em Lisboa. Durante a turnê, acabaram as gravações de Zooropa (1993), um álbum sem o sucesso do seu antecessor, mas que produziu êxitos como “Numb”, “Lemon” e “Stay (Faraway, So Close!)”. A turnê Zooropa mostrou Bono com uma roupa dourada, face branca e chifres de diabo, encarnando a personagem “Mister McPhisto, The Last Rock Star”.

Em 1995 gravaram “Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me” para a banda sonora de Batman Forever.

Precedido do single “Discothèque”, cujo vídeo mostrou o grupo vestido à “Village People”, surgiu, em 1997, o seu nono álbum: POP. Este trabalho incluiu os êxitos “Staring At The Sun”, “If God Will Send His Angels” e “Please”. A turnê PopMart, uma gigantesca produção que se estendeu por todo o mundo, contemplou Portugal num concerto realizado no Estádio de José de Alvalade 11 de Setembro de 1997.

Em 1998 surgiu The Best Of 1980-1990, a primeira compilação de singles e lados B do grupo contemplando a primeira década de sucessos. Desta coletânea destacou-se o tema “Sweetest Thing”. Em Outubro de 2000 foi lançado em Portugual o álbum All That You Can’t Leave Behind, considerado uma das obras primas do grupo, com sucessos como “Beautiful Day”, “Elevation”, “Stuck In A Moment You Can’t Get Out Of” e “Walk On”.

O envolvimento em causas mundiais constituiu sempre pedra de toque na postura do grupo. Em 1985, tocaram no concerto de Londres Live Aid, destinado à angariação de fundos para a população desfavorecida da Etiópia. Em 1986 lideraram a turnê americana, Conspiracy Of Hope, da Amnestia Internacional. Participaram ainda no tema anti-apartheid “Sun City” de Little Steven. Em 1992 deram um concerto a favor da organização ecológica Greenpeace e juntaram-se-lhe no protesto contra uma central nuclear.

A história dos U2 passou também por colaborações com outros nomes da música mundial. O projeto Passengers, banda sonora para filmes imaginários, juntou-os a Luciano Pavarotti no tema “Miss Sarajevo”, uma homenagem ao povo da Bósnia. Bono cantou com Frank Sinatra numa versão de “I’ve Got You Under My Skin” (1993). Bob Dylan, Keith Richards, Johnny Cash e Roy Orbison, entre outros, também gravaram com o grupo.

Participaram no tributo a Cole Porter, Red Hot + Blue com uma versão do tema “Night And Day”. Larry e Adam deram nova roupagem ao tema Mission: Impossible (1996) para servir a versão cinematográfica da série. Bono e The Edge compuseram “Golden Eye” para Tina Turner, tema principal da banda sonora de mais uma aventura de James Bond.

O grupo nunca deixou a cidade que o viu nascer e manteve sempre a mesma formação ao longo de uma carreira de mais de vinte anos.

Além da empreitada musical, eles são também conhecidos pela sua participação ativa em causas políticas e de defesa dos direitos humanos, em especial o líder da banda, Bono Vox (ou Bono, como ele gosta de ser chamado). Bono tem participado ativamente de várias campanhas e encontrado líderes do mundo todo à fim de obter apoio na sua luta contra a fome e miséria, sobretudo nos países mais pobres. Essa sistemática de atuação de Bono quase levou os U2 ao fim em tempos passados, por incomodar aos demais integrantes, porém isso foi revertido e ele já conta com o apoio dos seus companheiros de banda atualmente.

Formação

A banda foi formada em Dublin em 25 de Setembro de 1976. Larry Mullen Jr., com apenas 14 anos, pôs um anúncio na escola à procura de músicos para uma nova banda. A resposta resultou num grupo de 5 elementos batizado de “Feedback”, que incluía Mullen na bateria, Adam Clayton no baixo, Paul Hewson (Bono) (voz), Dave Evans (The Edge) na guitarra e o irmão de Dave, Dick, também na guitarra.

Após 18 meses de ensaios, os “Feedback” mudaram o nome para “The Hype”. A banda tocou com este nome num concerto para a descoberta de novos talentos em Limerick na Irlanda em 17 de Março de 1978, tendo ganho o concurso. Jackie Haden, da “CBS Records”, que fazia parte do júri, ficou impressionado com a banda tendo-lhes dado a oportunidade de gravar a sua primeira demo.

O punk rocker de Dublin Steve Averill (mais conhecido como “Steve Rapid” dos “Radiators From Space”) disse que os “The Hype” não prestavam, pelo menos no nome. Mais tarde, devido ao fato de a família de Adam ser muito ligada à aviação, Adam sugeriu um novo nome para a banda, U2 (U-2, nome de um avião-espião utilizado pelos EUA durante a Guerra Fria que fora abatido pela URSS poucos dias antes do nascimento de Paul Hewson – Bono) que foi aceito e se tornou o nome oficial da banda até os dias de hoje.

Há quem sugira que o nome “U2” é baseado na filosofia do grupo, que acredita que a audiência faz parte da música e dos espectáculos e como tal “you too” (você também) participa do espectáculo.

Dick saiu em Março de 1978, e a banda fez-lhe um concerto de despedida. Reduzidos a quatro elementos, lançaram o seu primeiro single em Setembro de 1979, “U2-3” de seu nome, que chegou ao topo das tabelas na Irlanda. Em Dezembro desse ano rumaram a Londres para realizar os seus primeiros concertos fora da Irlanda, não tendo conseguido grande atenção do público ou da crítica.

Boy e October

Em Março de 80 assinam pela Island Records que em Outubro edita o seu primeiro álbum “Boy”. Seguidamente partem para a sua primeira turnê fora do Reino Unido. Em 1981 editam o segundo álbum, entitulado “October”. Os fãs e a crítica depressa deram conta do carácter espiritual das letras da banda; Bono, The Edge e Larry, menos Adam são cristãos assumidos, e não faziam nada para esconder tal facto. Estes três membros cristãos da banda juntaram-se a um grupo religioso de Dublin chamado “Shalom”, o que os levou a questionar a relação entre a fé cristã e o estilo de vida baseado no rock.

War

Em 1983, o grupo edita o álbum “War” que incluía “Sunday Bloody Sunday”, que falava da situação entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte. O primeiro single do álbum, “New Year’s Day”, foi o primeiro êxito internacional da banda, tendo chegado a nº 10 no Reino Unido e quase entrou no top 50 dos EUA. A MTV deu grande destaque ao vídeo desta música, o que abriu as portas ao mercado americano. Pela primeira vez realizaram concertos com lotação esgotada tanto no Reino Unido como nos Estados Unidos dos quais resultaram a gravação ao vivo do EP “Under a Blood Red Sky” e também de um vídeo.

The Unforgettable Fire

A banda começou a gravação do seu quarto álbum com produção de Brian Eno e Daniel Lanois. “The Unforgettable Fire”, (assim chamado devido a uma série de pinturas feitas por sobreviventes do bombardeamento atómico de Hiroshima e Nagasaki), foi editado em 1984. A música “Pride (In The Name of Love)” era dedicada a Martin Luther King, e chegou a nº 5 de vendas no Reino Unido e ao top 50 nos EUA.

A revista Rolling Stone chamou aos U2 a “Banda dos anos 80”, dizendo que para um número crescente de fãs, os U2 eram a banda mais importante, senão mesmo, a única importante.

Live Aid

O concerto Live Aid, de ajuda contra a fome na Etiópia em 1985, foi visto por mais de um bilhão de pessoas por todo o mundo. Embora os U2 não fossem considerados como “banda de cartaz”, a sua versão de 13 minutos de “Bad” tomou conta do espectáculo, com Bono a abandonar o palco para ir dançar com uma espectadora. Em 1986, os U2 participaram também numa série de concertos de apoio à Amnistia Internacional, esgotando arenas e estádios por todo o mundo. Como consequência disto a Amnistia Internacional viu triplicar o seu número de membros.

The Joshua Tree

Em 1987 foi editado “The Joshua Tree”. O álbum entrou diretamente para número 1 de vendas no Reino Unido e depressa chegou ao mesmo lugar nos EUA. Os singles “With or Without You” e “I Still Haven’t Found What I’m Looking For” tiveram o mesmo êxito. Foram a quarta banda a ter direito a uma capa da Time Magazine, (as outras três tinham sido os Beatles, The Band e The Who).

A banda gravou e filmou diversos concertos da turnê de “Joshua Tree” para o álbum e documentário “Rattle and Hum” em 1988 e editado em vídeo em 1989. O álbum tornou-se num tributo à música americana, tendo sido gravado nos estúdios da “Sun” em Memphis, gravado com Bob Dylan e B.B. King e cantado sobre a grande Billie Holiday.

Apesar de ter tido uma recepção positiva por parte dos fãs, a crítica considerou-o pretencioso, por pretender equiparar os U2 aos grandes nomes da música.

Achtung Baby, Zooropa, ZooTV

Após um período de férias, a banda juntou-se em Berlim, nos fins de 1990 para começar a trabalhar no seu próximo álbum de estúdio; mais uma vez Brian Eno e Daniel Lanois foram escolhidos para o produzir. As primeiras sessões não terão corrido muito bem, mas a banda conseguiu mesmo assim apresentar o álbum em Novembro de 1991. Carregado de distorções e experimentalismo, o álbum foi muito bem recebido pelos fãs e crítica especializada. Achtung Baby é até hoje considerado um dos melhores álbuns do U2. Bono diz, a respeito do álbum, que é “o som de quatro homens derrubando o Joshua Tree a machadadas”.

Nos princípios de 1992, começaram a turnê por terras americanas, chegando a ter a participação de Axl Rose em um dos shows. O espectáculo de multimídia, conhecido como “ZooTV”, confundia as audiências, com centenas de ecrãs de vídeo, carros voadores e personagens como “The Fly”. Esta turnê era uma tentativa dos U2 gozarem com os excessos do rock, de forma a parecer que tinham abraçado a ganância e a decadência – por vezes mesmo fora do palco. Muitos não terão percebido isso, e pensaram que os U2 tinham perdido a chama. Seguindo o mesmo tema, voltaram a estúdio – em um intervalo da turnê de “ZooTV” – e gravaram “Zooropa” que foi editado em Julho de 1993. O suco de limão de “Lemon” (no início dos shows os membros saíam de dentro de um limão gigante) e a coreografia estabanada em “Discothèque” (principalmente de Larry Mullen Jr., visivelmente constrangido em participar de tamanho mico) foram um fiasco total nos EUA.

Após algum tempo de descanso e de participarem em projetos paralelos como as bandas sonoras de “Batman Forever” e “Mission Impossible”, a banda editou um álbum experimental chamado “Original Soundtracks I”. Este álbum, que incluía a participação de Luciano Pavarotti em “Miss Sarajevo”, não teve muita divulgação e como tal, recebeu pouca atenção quer da crítica, tampouco do público. Larry Mullen Jr. o considera de longe, “O pior trabalho do U2. Pior até mesmo que ‘Pop’.”

POP e PopMart

No início de 1996 começaram a trabalhar no seu novo álbum. “Pop” foi editado em Março de 1997. O álbum chegou a 1º lugar de vendas em 28 países, mas teve críticas bastantes variadas, havendo quem achasse que a indústria musical tinha passado os limites da tolerância na promoção de “Pop”.

All That You Can’t Leave Behind e How to Dismantle an Atomic Bomb

No início de 1999 os U2 voltam ao estúdio novamente com Brian Eno e Daniel Lanois na produção. Depois da extravagante turnê “PopMart”, a crítica achou que os U2 estavam a tentar voltar aos tempos de “The Joshua Tree” por forma a tentar manter a sua legião de fãs. Durante as gravações, a banda colaborou com o autor Salman Rushdie que escreveu a letra para a música de “The Ground Beneath Her Feet” baseado no seu livro com o mesmo nome. Essa e outras músicas fizeram parte da banda sonora do filme “The Million Dollar Hotel”, baseado numa história escrita por Bono, e realizado por Wim Wenders, velho conhecido da banda.

“All That You Can’t Leave Behind” foi editado em Outubro e foi muito bem recebido, sendo considerado por muitos, (Rolling Stone incluída) a terceira obra-prima dos U2 ao lado de “Achtung Baby” e “The Joshua Tree”. Chegou ao nº 1 de vendas em 31 países; o single “Beautiful Day” foi também um êxito por todo o mundo, tendo inclusive ganho três Grammys. A turnê que se seguiu, chamada “The Elevation Tour” quase foi cancelada devido ao ataque terrorista de 11 de Setembro, mas eles decidiram continuar, acabando por ser considerada a 2ª maior turnê de sempre (em termos de receitas), logo a seguir a “Voodoo Lounge Tour” dos Rolling Stones em 1994. Após o enorme sucesso do álbum e da turnê, muitos fãs da banda consideraram que ela podia ser considerada a “maior banda de rock do mundo” conforme tinha sido dito por Bono um ano antes.

Após o fim da turnê em 2001, os U2 tocaram três músicas em Nova Orleans durante o intervalo do Super Bowl XXXVI. Numa perfomance emocional de “Where The Streets Have No Name”, o nome das vítimas do ataque de 11 de setembro, projetados numa cortina, flutuavam em direção ao céu atrás da banda. No fim da apresentação, Bono abriu o seu casaco e revelou uma bandeira americana pintada no tecido. Essa imagem apareceria na capa de inúmeros jornais e revistas. Poucos meses depois, “All That You Can’t Leave Behind” ganhou mais quatro Grammy Awards.

Bono continuou a sua campanha pelo perdão da dívida dos países mais pobres durante o verão de 2002.

No final de 2002, os U2 lançaram a segunda parte da sua coleção de grandes hits, o The Best of 1990-2000.

Os artistas de dance music LMC sampleou “With Or Without” na faixa “Take Me to The Clouds Above” que ainda incluiu letras de “How Will I Know” de Whitney Houston. Todos os quatro membros dos U2 autorizaram a faixa, que foi lançada com o título de LMC vs U2. Adam Clayton disse sobre a faixa: “É uma ótima batida e você pode dançar com ela. Eu gosto especialmente do baixo.” A faixa liderou o top de singles do Reino Unido em Fevereiro de 2004, o top 5 da Irlanda e o top 10 da Austrália.

Em Abril de 2004, a revista Rolling Stone colocou os U2 entre os 50 “maiores artistas de rock & roll de todos os tempos”.

Uma cópia não finalizada do novo álbum da banda foi roubado em Nice, França, em Julho de 2004. Em suma, o álbum foi bem recebido em vários países, como o Reino Unido, mas nos EUA foi recebido com frieza. O pesadelo “Pop” ainda rondava por lá.

O álbum How to Dismantle an Atomic Bomb foi lançado no dia 22 de novembro (23 de novembro nos Estados Unidos); entretanto, em 22 de julho Bono revelou que caso o disco fosse disponibilizado em redes P2P, ele seria lançado imediatamente através do iTunes e estaria nas lojas em um mês. O primeiro single do álbum, “Vertigo”, foi lançado no dia 24 de setembro de 2004. A música foi bastante tocada nas rádios e na primeira semana do seu lançamento estreou no 18º lugar na “Modern Rock Tracks Chart” da Billboard e em 46º lugar na “Billboard Hot 100.”

U218 Singles

Décimo quarto albúm do U2, lançado em 17 de novembro de 2006, traz dois novos singles: “The Saints Are Coming”, um cover da banda escocesa The Skids, gravado em parceria com o Green Day e “Window In The Skies”, além de outras 16 músicas escolhidas pelos integrantes do U2 depois de pesquisarem quais seriam os singles da banda mais tocados nas rádios.

Lançado em 2006. Recentemente o grupo fez uma parceria com a banda Green Day e fizeram uma apresentação tocando um cover da música ‘The Saints Are Coming’ da banda escocesa The Skids. Todo o dinheiro arrecadado pela venda deste single será destinado a ajuda para as vítimas do Furacão Katrina em Nova Orleans pela instituição que The Edge criou para abastecer os músicos de lá. Esta música está incluída na nova coletânea da banda. Desde ‘Boy’ (1980) até ‘How to Dismantle an Atomic Bomb’ (2004) esta compilação contém duas músicas novas, além de ‘The Saints Are Coming’ tem o novo single da banda ‘Window In The Skies’.

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