Linkin Park

Publicado: 15/07/2007 em Linkin Park, Rock

lin.jpg 

Linkin Park é uma banda de nu metal formada em 1996 em Los Angeles, Califórnia. Já venderam mais de trinta milhões de álbums e atualmente estão contratados pela gravadora Warner Bros. São considerados como o maior expoente comercial do nu metal, principalmente devido à venda de catorze milhões de cópias de seu álbum de estréia, Hybrid Theory (2000).

A banda teve início com Mike Shinoda e Brad Delson, que se conheceram no ensino médio, e se tornaram amigos, e ambos expressaram o desejo de formar uma banda. Então, em 1996, começaram a gravar o primeiro material da banda, que se chamava Xero (pronúncia: “Zirou”), um tempo depois juntaram-se a banda: Joe Hahn, que estudava com Mike na Pasadena Art College of Design, junto com David “Phoenix” Farrell, que era colega de quarto de Brad na UCLA, Rob Bourdon, que estudou com Mike e Brad na escola secundária, e Mark Wakefield, um colega de Mike. Então a formação de Xero era: Mike Shinoda (vocal); Mark Wakefield (vocal); Joe Hahn (DJ); Phoenix (baixo); Brad Delson (guitarra); e Rob Bourdon (bateria).

Phoenix deixou a banda por um ano , para participar de uma turnê com a sua banda antiga, o The Snax. Por isso, não participou de Hybrid Theory EP. A princípio era só diversão, mas começaram a chamar atenção de um público restrito. Só que as gravadoras não prestavam muita atenção neles, então resolveram que para continuar deveriam fazer umas mudanças. Mark, por motivos pessoais, teve de deixar a banda, mas continua sendo grande amigo da banda. Nessa época, Chester Bennington estava no Arizona, onde nascera, e cantava em uma banda chamada Grey Daze, que começava a crescer de popularidade no local. Por isso, ele contratou um advogado em Los Angeles para representa-lo frente a vários selos. E esse advogado soube que o Xero estava em busca de um vocalista, e mandou uma demo da banda para Chester. Era 20 de março de 1999. Já no dia seguinte recebeu um pacote, algumas das gravações com vocal e outras instrumentais. Em três dias ele gravou e regravou, e então ligou para os integrantes do Xero, que ouviram as gravações primeiramente pelo telefone. Os integrantes do Xero mandaram-lhe ir a Los Angeles imediatamente. Chester viajou no dia seguinte. A banda ficou surpresa com a potência da voz de Chester Bennington.

Depois que ele se uniu à banda, eles mudaram o nome para Hybrid Theory, mas tiveram que mudar novamente por problemas legais. Problemas esses, que eram pelo fato de já existir uma banda com esse nome. O nome definitivo, Linkin Park, é uma adaptação de Lincoln Park, que é uma vizinhança onde os desabrigados costumavam ir. A mudança da grafia aconteceu porque o domínio da Internet lincolnpark.com já existia e era muito caro. Concentraram-se em criar demos para enviar às gravadoras. A Warner Music os contratou logo em seguida. Esse nome seria bem conhecido a partir dali.

Na primavera de 2000 a banda começou a compôr, contratou Don Gilmore (que já havia trabalhado com Pearl Jam e Sugar Ray) e criaram o primeiro álbum da banda: Hybrid Theory. Em julho de 2002 saiu Reanimation, que trazia versões remixadas das faixas do primeiro e mais duas canções do EP, “My December” e “High Voltage”.

Em 2003 lançaram Meteora, disco que estourou as vendas logo nas primeiras semanas. A seguir, veio o disco ao vivo Live in Texas, que vinha junto com um DVD.Em 2004 se uniram ao rapper Jay-Z para produzir um álbum com canções mistas dos dois artistas, Collision Course, como “Jigga What/Faint” e “Numb/Encore”, que passou meses tocando nas rádios.

Em 2007 lançaram o álbum Minutes to Midnight, que atinge os primeiros lugares da Billboard 200. Desde 2000, o Linkin Park é banda de rock mais bem sucedida comercialmente nos Estados Unidos.

Últimos trabalhos

A banda conclui recentemente o processo de gravação e escolha das músicas que estarão presentes no seu novo álbum, intitulado Minutes to Midnight, que foi lançado mundialmente no dia 15 de Maio de 2007, álbum este produzido por Mike Shinoda e o famoso produtor Rick Rubin, que já produziu discos de bandas de peso, como System of a Down, Slipknot e Red Hot Chilli Peppers. Segundo a própria banda, este álbum soa menos New metal do que os outros, fato que pode ser comprovado após ouvir o primeiro single de Minutes to Midnight, “What I’ve Done”, liberado nas rádios norte-americanas no dia 2 de Abril de 2007 e que já está disponível para download na internet. No dia 4 de Maio de 2007 – 1 semana antes do lançamento – o álbum inteiro caiu na internet em redes bittorrent. A canção mantém as características do Linkin Park, mas é diferente de tudo o que eles já fizeram. Este era o objetivo da banda, criar um som novo mas que ao mesmo tempo os fãs ainda identificassem como sendo o Linkin Park.

Além da canção, também o clipe de “What I’ve Done” já caiu no YouTube, clipe este que está dividindo a opnião da crítica e dos fãs, pois traz várias cenas relacionadas à guerra, degradação ambiental, fome e miséria mundiais. A mudança na sonoridade em todo o album é notável, há canções melódicas e suaves – “Valentine’s Day”, “In Between” – além de uma forte alusão geral de mensagem para os fãns do mundo todo. Segundo alguns, Linkin Park estaria fortemente influenciado pelo U2, tentando passar uma visão política para os fãs. Some-se a isto o fato de que o clipe de ‘”What I’ve Done” foi gravado num deserto, com todos os integrantes da banda vestidos de preto, o que inevitavelmente lembra o clipe de “Vertigo”, do U2, a incrível semelhança de “Shadow of the Day” com “Where the Streets Have no Name” e a óbvia comparação da capa do álbum com a contracapa de The Joshua Tree. Minutes to Midnight é um dos álbuns mais aguardados dos ultimos anos – o seus antecessores foram sucesso absoluto de vendas e crítica.

Além disso, três integrantes da banda estão trabalhando em projetos paralelos. O mais famoso deles é o Fort Minor, grupo de rap formado por Mike Shinoda, que já fez muito sucesso em seu primeiro álbum, The Rising Tied. Outro projeto paralelo é o do vocalista da banda, Chester Charles Bennington, o Dead by Sunrise(antigo Snow White Tan). Além de Chester, fazem parte desse projeto Amir Derakh e Ryan Shuck. Julien-K é o nome da outra banda de Derakh e Shuck. E, por último, porém não menos importante, o filme de Joe Hahn (The Seed).

O videoclipe mais difícil de produzir foi o “Breaking The Habit”

afirma Joe, o DJ e tecladista da banda. Diz Joe que todo o clipe foi desenhado à mão, sendo 24 desenhos por segundo, em 3 minutos e meio de musica, e assim calculando no total 5040 desenhos.

Formação atual

  • Chester Bennington – Vocal
  • Brad Delson – Guitarra
  • Dave Farrell – Baixo
  • Joe Hahn – DJ, samplers, turntables
  • Rob Bourdon – Bateria
  • Mike Shinoda – Vocal, Violão, Guitarra, Teclado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s