Eldar Djangirov

Publicado: 24/10/2007 em Eldar Djangirov, Jazz

Eldar Djangirov

Com apenas 3 anos de idade, Eldar Djangirov sentava-se ao piano e tocava de ouvido, nota por nota, as músicas de Oscar Peterson que costumava escutar em casa, na república soviética do Quirgistão.

Seu estudo formal, entretanto, só começou dois anos depois, através de aulas com a própria mãe. Graças a um mecenas americano que o viu tocar aos 9 anos de idade em um festival russo, Eldar e sua família mudaram-se para a cidade de Kansas City, onde ele pôde se dedicar aos estudos de técnica, harmonia, improvisação e arranjos, o que lhe permitiu, aos 14 anos, vencer o concurso internacional jazzístico de piano Lionel Hampton.

Isso foi em 2001. De lá para cá, o seu virtuosismo o ajudou a pavimentar uma bem-sucedida carreira. Sua estréia em disco, em 2005, foi saudada pelo New York Times como “a combinação da velocidade sobre-humana de Art Tatum com a grandeza de Oscar Peterson… um prodígio cuja técnica formidável apóia-se em uma estrutura musical madura”. A Billboard fez coro e o batizou de “as mãos mais ágeis do jazz”, enquanto o San Francisco Chronicle diz, a respeito de seu terceiro cd, ‘Re-Imagination’, lançado recentemente, que Eldar “é musicalmente inventivo e barroco como Keith Jarret em seu auge”.

Nada mal para quem acaba de fazer apenas 20 anos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s