Nicholas Payton

Publicado: 24/10/2007 em Jazz, Nicholas Payton, Trompetistas

ni.jpg

Uma das novas estrelas do trompete dos anos 90, Nicholas Payton combina referências de sua herança de New Orleans com o hard bop e a musicalidade dos Young Lions. Payton, nasceu em New Orleans, em 1973, e foi criado em Treme, nas vizinhanças do Armstrong Park, ele começou aos 4 anos num trompete miniatura presenteado pelo pai, o baixista Walter Payton. Aos dez, ele já participava dos ensaios e logo cursava a NOCCA (New Orleans Center for Creative Arts), da família Marsalis.

Foi Wynton quem deu a primeira chance profissional a Payton, que tinha 16 anos, recomendando-o ao pianista Marcus Roberts, em New York. Um ano depois, ele participava de um tributo a Louis Armstrong ao lado de jazzmen do porte de Dizzy Gillespie, Clark Terry, Harry “Sweets” Edison, Freddie Hubbard e Red Rodney.

Payton se formou na New Orleans Center for Creative Arts. Em 1992, saiu em turnê com Marcus Roberts e viajou para a Europa em 1994 com o “The Jazz Futures II”. Além disso, também excursionou com Elvin Jones e trabalhou com jazz no Programa do Lincoln Center.

Sua estréia solo ocorreu em 1995, em “From this moment”. No ano seguinte, ele lançou “Gumbo nouveau”, onde recriava a seu molde clássicos da música de rua da Crescent City como “When the saints go marching in” e “St.James Infirmary”.

O seu terceiro cd, “Payton’s Place”, que reúne os três principais trompetistas da geração neo-bop: Wynton Marsalis, Roy Hargrove e Payton e o sax-tenor de Joshua Redman, foi lançado pela Verve em 1997. Em 1999 realizou um projeto musical que homenageava Louis Armstrong.

Texto extraído do excelente site Clube de Jazz. Visite 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s