Toquinho

Publicado: 15/11/2007 em Kabelo, Made in Brazil, Toquinho

toquinho.jpg

Antonio Pecci Filho (São Paulo, 6 de julho de 1946), músico compositor e violonista brasileiro. Ganhou o apelido de Toquinho da mãe e já aos quatorze anos começou a ter aulas de violão com Paulinho Nogueira. Estudou harmonia com Edgar Janulo, violão clássico com Isaias Sávio e fez curso de orquestração com Léo Peracchi. Teve aulas e tornou-se amigo de Oscar Castro Neves.

Começou se apresentando em colégios e faculdades e profissionalizou-se nos anos sessenta, em shows promovidos pelo radialista Walter Silva no famoso teatro Paramount em São Paulo. Compôs com Chico Buarque sua primeira canção a ser gravada, ‘’Lua cheia’’. Em 1969 acompanha Chico à Itália, pais onde até hoje se apresenta regularmente. Em 1970, compõe, com Jorge Benjor, seu primeiro grande sucesso, ‘’Que Maravilha’’. Ainda nesse ano, Vinicius de Moraes, o mundialmente famoso compositor de ‘’Garota de Ipanema’’ (com Tom Jobim), o convida para participar de uma série de shows em Buenos Aires, formando uma sólida parceria que iria durar 11 anos, 120 canções, 25 discos e mais de 1000 shows.

Após a morte do ‘’poetinha’’, Toquinho segue em carreira solo, ou às vezes se apresentando com uma cantora convidada ou com outros compositores, como Paulinho da Viola, Danilo Caymmi, Mutinho, Paulinho Nogueira e Chico, em discos e apresentações por vários paises. Ele continua fazendo sucessos.

Vídeo gravado por mim (secretamente) no Sesc Santana em 19 de Setembro de 2007

Despedida do público

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s