Pop


Música Pop é um termo usado para designar qualquer estilo da música popular americana distinguindo-se da clássica da música artística e da música folk [1]. O termo “Pop” pode se referir a qualquer gênero popularmente difundido da música americana rock, hip-hop, dance, R&B e do country, tornando essa uma categoria específica. A expressão “música pop” também pode ser usada para de referir a subgêneros particulares (dentro do gênero musical pop) que são em alguns casos referidos como soft rock, dance pop e pop rock (apenas nos Eua).

Anos 30 e 40

Surgem estilos que influenciariam mais tarde o desenvolvimento do Pop, incluem o Blues (vindo de Chicago), e da Country Music (vinda do Tennessee), que se fundiram para criar o Rock and Roll.

Anos 50

Os primeiros artístas da música Pop incluem Bing Crosby, Frank Sinatra, Dean Martin, Bobby Darin, e Peggy Lee, mas outros artístas como Bill Haley and his Comets, Fats Domino e Elvis Presley se tornam populares entre a geração mais nova.

Anos 60

Idolos dos adolescentes da música Pop nos anos 60 incluem Johnny Tillotson, Bobby Vee, Brian Hyland, Tommy Roe, Gene Pitney, e Frankie Avalon. Outros músicos Pop incluem de sucesso da época incluem Carole King, Neil Diamond, Burt Bacharach, Aretha Franklin, Isley Brothers, Ray Charles, Stevie Wonder, The Supremes, Marvin Gaye, Bob Dylan, e Simon and Garfunkel, e algumas do repertório dos The Beatles.

Anos 70

A ploriferação de novos sons vindos da disco e dos Bee Gees, o piano-based pop de Billy Joel e Elton John, os os estilismos country dos Eagles, e o rock-influenced pop de Rod Stewart, Steely Dan, e Fleetwood Mac. ABBA foi influente na cena da música pop dos anos 70.

Anos 80

Notáveis destaques para a música Pop nos anos 80 são o lançamento do segundo álbum de Michael Jackson, Thriller, que se tornou o álbum mais vendidos de todos os tempos (com estimativas de 104,5 milhões de cópias até 2006), e os álbums de Madonna Like a Virgin, True Blue, Like a Prayer. Michael Jackson foi as vezes referido como “O Rei do Pop” e Madonna foi chamada de “A Rainha do Pop”. Outros artistas incluem Prince, Janet Jackson, Duran Duran, A-Ha, The Police, ABBA, Cyndi Lauper, Whitney Houston, Phil Collins, Kylie Minogue e Culture Club.

Anos 90

Os Anos 90 e o século 21 foram marcados pelo ressurgirmento das têndencias das boy bands (grupos compostos por 5 a 6 garotos vocalistas) e das girl groups (grupos musicais composto de 4 a 5 garotas vocalistas). Do Reino Unido vieram grupos como Take That, Blue e Spice Girls, enquanto a Australia trazia Boys from Oz. Grupos Irlandeses durante esse período incluem Boyzone e Westlife.

 

Ricky Martin - Cantor de Latin American Pop

 

Ricky Martin – Cantor de Latin American Pop

Os EUA trouxe New Edition, New Kids on the Block seguido pelos Backstreet Boys, Hanson e ‘N Sync e, na virada do milênio, “pop princessesWilla Ford, Mandy Moore, Britney Spears, Beyoncé (ex -Destiny Child) Jessica Simpson e Christina Aguilera. 1999 assitiu o crescimento da explosão de Pop Latino com Ricky Martin na vanguarda, seguido de Jennifer Lopez, Shakira, Enrique Iglesias, e Marc Anthony.

Ano 2000 em diante

Em 2002 ex membro do ‘N Sync Justin Timberlake lançou os seu álbum solo de estréia. Atos da movimento musical Teen pop como a estrela da Disney Channel , Vanessa Hudgens , Avril Lavigne , Hilary Duff, Grupos de British pop rock Busted e McFly, e as cantoras Britney Spears e Christina Aguilera que se tornaram as princesas do POP, que com suas músicas e sensualidade temática, seguiram o mesmo caminho da rainha do POP Madonna.

A errônea definição brasileira ao Pop

Por se tratar de uma definição própria americana dizer que estilos musicais utilizados por cantoras ou duplas dançantes são Pop. Pop é sinônimo de Música Popular Americana, os artistas populares da música brasileira, compõe a MPB que não tem ligação nenhuma com a música estrangeira. Da mesma forma é errôneamente usado o título “Pop Rock” para definir o estilo de várias bandas brasileiras, já que o Rock não tem origem brasileira e “Pop Rock” não define estilo e sim simplesmente o rock popularmente escutado nos Estados Unidos (No momento NU Metal, Post-Grunge, Indie e Alternativo em Geral).

Como classificar o grande camaleão do Rock? Pop?

David Bowie – Blue Jean

David Bowie – Loving the alien

David Bowie – Ashes to ashes

David Bowie – Absolute Beginners

The Cure – Lullaby

The Cure – Pictures of You

The Cure – A Forest

INXS Need you Tonight

Acesse o Podcast do My Band’s clicando na imagem abaixo

images.jpg

comentários
  1. […] Assista mais David clicando aqui  […]

  2. juju disse:

    gostei mais ou menos desse site nao tem tudo que eu preciso

  3. Joyce disse:

    é legal , explica bem o que se pede do pop no geral .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s